Javascript: Novidades do ES2019 (ES10).

É verdade que, JavaScript com certeza é uma grande superpotência da programação, a linguagem é amplamente usada em vários ( Se não todos ) os setores possíveis, até mesmo para criação de softwares desktop com o uso do Electron por exemplo ( Prometo fazer um post depois sobre ).
Enfim, com isso, recentemente houve a atualização para o ES2019, e com ela, várias funcionalidades foram implementadas. Neste post, estarei mostrando algumas delas, e alguns modelos de uso.
As alterações mais relevantes foram:
- Array.flat( ) e array.flatMap( )
- Object.fromEntries
- String.trimStart( ) e string.trimEnd( )
- Optional catch brinding
- Function.toString( )
- Symbol.description
- Update na função JSON.Stringfy()
- Melhora na estabilidade do Array.Sort
- Melhorias no JSON
Dito isso vamos nessa ! 😄
Array.flat( )

O método cria um array concatenado de todos os outros sub-arrays nele inseridos, também é possível definir a profundidade na qual você deseja concatenar. Isso é feito através da repetição da chamada da função, também é possível usar o parâmetro Infinity
, para retornar todos os elementos.
Vale lembrar que caso haja alguma lacuna, esta, é excluída.
Array.flatMap( )

Mapeia toda o array e retorna um novo array ( tal como o .map( ) faz. ), nesse novo array nivela-se o resultado, mostrando bastante útil na questão de mesclar multiplas sentenças .
Object.fromEntries( )

Essa função pega um array com objeto de valores e retorna em um objeto apenas, esse método só aceita um array ou um map.
String.trimStart( ) e String.trimEnd( )

Além do string.trim() que remove os espaços em branco dos dois lados, foi adicionado o .trimEnd( ) que remove o espaço em branco apenas do final, e o .trimStart( ) que remove o espaço em branco apenas do começo.
Optional Catch Binding

Agora permite aos desenvolvedores, usar um try/catch sem passar parâmetros.
function.toString( )

Retorna uma string representando o código fonte da função. Agora, espaços em branco, novas linhas e comentários serão removidos quando você fizer isso será retornado o código fonte original
Symbol.description( )

Agora é possível retornar a propriedade de um símbolo sem usar a função .toString( ). Ou seja, sem precisar convertê-lo.
Update no JSON.Stringfy()

Foi adicionado o update para prevenir que a função retorne caracteres mal formados.
Melhoria na estabilidade do Array.sort( )

Anteriormente, o V8 (Engine na qual o JS roda) usava uma maneira de ordenação, que, apesar de ser uma das mais rápidas, era bem instável (QuickSort). Para matrizes com mais de 10 elementos.
A partir do V8 v7.0 / Chrome 70, o V8 usa o algoritmo TimSort.
O único mecanismo principal do JavaScript que utiliza essa implementação de ordenação é o Chakra, que usa o QuickSort para matrizes com mais de 512 elementos (e ordenação de inserção estável para qualquer outra coisa).
Você pode saber mais Aqui.
Melhorias no JSON

A Sintaxe do JSON é definida pelo ECMA-404 e permanentemente corrigida pelo RFC-7159m permitindo que o separador de linha (\u2028) e o separador de parágrafo (\u2029) sejam exibidos corretamente e sem retornar erro.
Você pode saber mais neste link.
Bom é isso, espero de coração que tenha sido proveitoso e que de alguma forma tenha ajudado vocês dev´s na busca por conhecimento, como achei poucas postagens relevantes em português, decidi fazer o post com inspiração de outras duas postagens, você pode seguí-las ao fim da página.
Além da documentação oficial do ECMA : http://www.ecma-international.org/ecma-262/10.0/index.html
Muito Obrigado a vocês pela leitura, se gostaram, compartilhe o conhecimento ! Nós dev´s devemos nos ajudar, e ajudar a difundir a comunidade, pois o conhecimento é nosso poder, e não podemos deixar que diminua.
“ A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento. — Platão”
Qualquer dúvida ou crítica, pode me contatar por email, ficarei honrado em responder-lhes : oi@isaacmeira.dev
Também tenho um site pessoal onde existe uma newsletter, caso você não queira perder nenhum conteúdo meu : https://www.isaacmeira.dev
Um abraço e até o próximo ! 😉
Fontes :