A guerra pela Uber : Entendendo o cerne da ascensão da mega empresa e como isso nos torna melhores desenvolvedores.

O intuito deste artigo é passar um pouco das percepções que tive na leitura do livro, bem como trazer um resumo bem básico, além de sugerir fortemente a leitura.
Primeiramente, Travis Kalanick, fundador da Uber, era um empreendor nato, carísmático, quando criança passava horas à porta do mercado do bairro, tentando converncer os fregueses que passavam a doar para o evento de um grupo beneficente que participava, na adolecência, Travis começou a ir de porta em porta pelo bairro vendendo facas, naquele mesmo ano ele alegou ter vendido 20 mil dólares em facas, este talento com vendas se fez extremamente importante na arrecadação de fundos para start-ups posteriormente.
Seu primeiro empreendimento era chamado de “ New Way Academy ”, era uma oficina ministrada por Kalanick, em que ele avaliava estratégias de realizações de provas e fazia testes para turmas cheias de alunos com 16 anos.
Na faculdade, Kalanic descobriu uma oportunidade, em 1998 a maioria das pessoas não tinha uma internet com velocidades relevantes, mas, no campus da UCLA, Kalanic tinha acesso a conexão T-1, que entregava incríveis 1.5 mbps. Mil vezes melhor que sua antiga conexão discada de 28,8 kbps, na antiga casa dos pais.
Mais tarde veio a ideia, “ Não seria legal se tivéssemos uma página onde fosse possível pesquisar algumas dessas coisas diretamente ? ” Algo como um centro de portais onde cada pessoa poderia baixar qualquer mídia que quisesse.
O que ele descreveu, sem se dar conta era uma versão primitiva do Napster, rede icônica de compartilhamento de arquivos, cofundada por Sean Parker, um empreendedor que mais tarde se tornou um dos primeiros conselheiros do Facebook
Depois, Kalanick se juntou a seis amigos para criar o Scour.net, rede de buscas semelhante ao Google, que permitiria que usuários “ Vasculhassem ” [scour] e baixassem milhões de arquivos.
No último ano da faculdade, ele decidiu largar para focar totalmente em sua nova empresa, passou boa parte do tempo em um apartamento de dois quartos na mesma rua junto com 6 colegas, onde ele “ Trabalhava, comia e dormia ”.
Depois de muito trabalho, esforço e dedicação a Scour começou a chamar a atenção de investidores, e recebeu a ajuda de alguns investidores de risco, infelizmente, após um “ golpe de estado ”, a empresa foi “ comprada ” por um desses investidores de risco que teve maior participação.
Após a Scour, Kalanic, antes do Uber, teve outra Start-up, a Red Swoosh, a ideia era parecida com a Scour, a Red utilizaria computadores interconectados em uma rede para transferir arquivos entre sistemas de forma mais eficiente, contudo, não seriam downloads ilegais, as próprias empresas de mídia forneceriam conteúdo.
Não vou entrar em muitos detalhes, o livro tem vários detalhes extremamente interessantes, que contam como era o temperamento de Kalanick, o que aconteceu com cada empresa, cada acordo, cada pessoa envolvida, etc.
No fim, Kalanick vendeu a Red Swoosh para a Akamai por 20 milhões de dólares, onde travis embolçou cerca de 2 milhões.
Além do dinheiro que ganhou ao longo de dez anos de batalhas no território das start-ups, Kalanick obteve muita experiência prática e adquiriu uma nova compreenção do conceito de liderança. Ele assumiu uma mentalidade de cerco, que percebia inimigos perigosos por todos os lados, e desenvolveu uma visão quase darwinista de sobrevivência.
O surgimento da Uber surgiu com a fúria de uns e ideias de outros, era quase impossível pegar uma táxi em São Francisco em menos de meia hora, e em 2008, a ideia da Uber veio durante um filme de James Bond.
Garrett Camp, estava sentado em seu apartamentode luxo, quando resolveu assistir 007: Cassino Royale, Bond apareceu dirigindo um Ford, e conforme ele dirigia pela praia, o aparelho celular de Bond exibia um mapa de GPS na telinha, onde ele observava um pin se locomovendo tal como ele ia dirigindo.
Camp contou a Kalanick a ideia, no início Kalanick não se importou tanto, mas após várias investidas de Camp, aconteceu que, enquanto dividiam um teto durante uma viagem a Paris, para um congresso de tecnologia, Camp ganhou Kalanick pelo cansaso, e depois de alguns meses, nasceu a Uber.
A Uber sempre foi uma empresa muito peculiar, montaram um ótimo time no início que fora de suma importância para o sucesso inicial da companhia, a primeira versão do então UBERCAB, não era um aplicativo, os usuários faziam login pelo navegador, acessavam a página ubercab.com e solicitavam um carro preto, e em teoria, eram atendidos em 10 minutos ou menos, pagando apenas 50% da taxa de uma táxi comum.
No início a Uber era voltada para transportes mais corporativos e premiuns, não se falavam em UberX como temos hoje, depois de um tempo, a empresa fecou acordo com a AT&T, onde comprou milhares de iPhones 4 no atacado, dando aos motoristas esses iPhones, com o aplicativo da Uber instalado, a tática funcionou, milhares de motoristas de São Francisco começaram no UberCab.
Kalanick sempre teve um apego muito forte pelos usuários, pensava na melhor experiência possível, ele, inclusive insistia que o pagamento era algo que os passageiros não deveriam nem pensar, deveria acontecer de forma muito natural.
Além disso tinha uma mentalidade de campeão, queria ser o melhor em tudo que fizesse, isso fez a Uber escalar de uam maneira fenomenal, inclusive burlou algumas leis de alguns estados dos EUA, no início a Uber era barrada por algum tipo de lei ou legislação, na qual, as vezes eram contratados lobistas, ou simplesmente arrumavam uma forma de “ Burlar”, o livro conta com mais detalhes várias destas intervenções.
A Uber ganhou uma incrível tração, investimentos, dramas, investimento da Google Ventures, bilhões de dóres gastos em campanhas, festas, badalação, luco, esse crescimento inclusive era meio forçado e boa parte dos funcionários eram extremamente insatisfeitos com a empresa, inclusive, na empresa, agressividade e competitividade eram considerados diferenciais e não defeitos.
Kalanick dizia adorar fazer coisas que as pessoas achavam que eram impossíveis, e o fez, até o dia da sua saída do conselho diretor da Uber em 2017, após a pressão dos acionistas, saiu um homen bilionário, e um Travis 2.0 com mudanças que impactaram taoda sua maneira de agir e pensar, devido a acontecimentos que são tratados no livro.
É impossível resumir todo o livro em um só artigo sem deixá-lo enorme, e, como esse livro me tornou um desenvolvedor melhor ?
Principalmente por que o livro aponta várias pessoas de sucesso no mundo do desenvolvimento, não só executivos, gente como nós, de engenharia no sangue e que bota a mão no código, conta exatamente, pensamentos deles, atitudes, maneiras de agir.
Por exemplo, Thuan Pham, para muitos dos seus engenheiros, ele era visto como uma espécia rara de diretor de tecnologia: compreensivo com a equipe e até sentimental ao lidar com questões difíceis da empresa.
Soft Skills raras, principalmente entre desenvolvedores do vale, e gente metódica como nós engenheiros ( Risos ).
Além disso, o livro conta também algumas coisas que foram feitas, como a preocupação com UX é extremamente importante, como features eram criadas, menciona também coisas como diretrizes da app store por exemplo, ( até um problema que eles tiveram com a própria Apple ), enfim, certamente não é só pra empreendedores, mas para qualquer profissional de tecnologia.
Com isso chegamos ao fim desse artigo, quaisquer dúdivas, críticas ou sugestões estou totalmente aberto para respondê-las, me deixe saber seus sentimentos sobre o texto, se gostou ou se não gostou, transfira seus sentimentos para os comentários, se gostou muito, que tal compartilhar ? 😁
Vamos nos conectar ?
Pode me chamar no meu linkedin : https://www.linkedin.com/in/isaac-meira-15b8b7143/
ou por email : isaacmeira96@gmail.com
Espero que tenham tido um ótimo fim de ano, e até o próximo.
Ah, e caso queiram adquirir o livro, segue o link , que inclusive está com um ótimo desconto : https://amzn.to/3n7RhKD.